Hoje em dia, o valor do combustível certamente não está entre os mais acessíveis. Por consequência, essa realidade faz com que o fator financeiro seja priorizado na hora de comprar um automóvel, o que leva muita gente a procurar pelos carros mais econômicos.
Para atender aos consumidores, vários veículos se destacam pelo consumo reduzido. Por isso, selecionamos alguns modelos que apresentam o melhor custo-benefício por km/l de acordo com a tabela de consumo/eficiência energética do Inmetro. Continue a leitura e conheça os veículos que se destacam nessa categoria.
O Onix Plus tem sua estrutura inspirada no Chevrolet Cruze. O design desse sedã compacto é imponente e interessante, em especial nas versões mais robustas. Sua parte dianteira apresenta faróis esticados que ficam interligados a uma grade para potencializar a circulação de ar. Nas margens, contém luzes de condução diurna em LED e faróis de neblina.
O modelo mais caro vem com ar-condicionado digital, alerta visual de pontos cegos, carregador sem fio para celular, chave presencial para destravamento de portas, partida por botão, sistema de estacionamento semiautônomo, entre outros.
Contém um propulsor 1.0 turbo flex de três cilindros bastante econômico. Esse motor oferece funcionalidades como bloco de alumínio, bomba de óleo de duplo estágio, coletor de escape integrado e correia dentada imersa em óleo (que demanda troca a cada 230 km).
Com uma aparência convidativa, o Renault KWID tem linha de cintura elevada, frente retangular, faróis e lanternas convencionais, grossas colunas C e visual de hatch aventureiro, mas sem demonstrar os exageros desse segmento.
A parte interna oferece assentos em couro/tecido, bagageiro com 290 litros (que pode chegar a 1100 litros), cluster compacto, multimídia com GPS, porta-luvas e porta-objetos grandes, quatro airbags, entre outras funcionalidades.
Com motor 1.0 SCe de três cilindradas, ele entrega 70 cv com álcool e 66 cv com gasolina a 5.500 a rpm. O câmbio é manual de cinco velocidades. Para a rotina urbana, o propulsor é eficiente, assim como sua transmissão. Já na rodovia, o sistema é limitado, mas não é um incômodo para quem não gosta de correr o tempo todo.
O Ford Fusion é um dos melhores carros para viajar, pois garante potência, estabilidade e segurança. Sua parte externa apresenta faróis Full LED, lanternas traseiras em LED, para-choque com acabamento cromado, rodas de liga-leve de 18 polegadas e parte traseira imponente.
Por dentro, chama a atenção pelos detalhes “soft”, tela central SYNC 3 de alta resolução com controle de intensidade, duas opções de design (prata fosco ou soft ceramic) e sete variações de cores.
A versão Ecoboost oferece um motor 2.0 turbo com injeção direta e comandos variáveis. Os 250 cv de potência e 38 kgfm de torque são tentadores. Seu funcionamento é silencioso e suave, valorizando o conforto da direção.
Lançado oficialmente no Brasil em 2019, o Nissan Leaf é um veículo 100% elétrico. Seu motor é de 110 KW e 149 cv a 9.800 rpm. Já a bateria contém 40 kw/w, além de ter garantia de 8 anos (ou 60.000 km), o que pode ser suficiente para quem usa o automóvel regularmente.
É possível utilizar o carregador portátil para recarregar a bateria. Já o ponto de recarga de parede (Wallbox) é vendido separadamente. Na opção ECO e no Modo B, por exemplo, o propulsor tem sua potência reduzida e produz energia nas frenagens. Para uma direção mais segura, a fabricante implementou vários sistemas inteligentes, como os alertas de fadiga, de ponto cego e de tráfego.
E não é só isso: o automóvel ainda traz um banco ergonômico para o motorista com ajuste de seis posições, vidros elétricos com acionamento “one touch” e volante multicomando (computador de bordo, piloto automático e sistema de aúdio/telefone). É um carro muito confortável e eficiente para quem não quer mais gastar com combustível.
Bateria:
O Fiat Argo surgiu em 2017 com o objetivo de substituir diversos modelos de uma vez: Palio, Punto e Bravo. Hoje, ele disputa mercado com modelos como HB20, Onix, Ka, Polo e 208.
Esse hatch compacto tem tela multimídia touch de 7 polegadas com sistemas Android Auto e CarPlay, que espelham o aplicativo Waze do celular. Já a central de entretenimento apresenta informações de desempenho e economia, imagens da câmera de ré e configurações do automóvel.
Tem duas de opções de motores: 1.0 com 6 válvulas, que entrega 77 cv a 6.200 rpm; e 1.3 Firefly Flex 8 válvulas, que entrega 109 cv a 6.200 rpm. Ambos são bastante eficientes e econômicos tanto nos trechos urbanos quanto nas rodovias.
Motor 1.0:
Motor 1.3:
O Ka Sedan é uma opção entre carro zero ou seminovo por conta do seu espaço, design e desempenho. Apresenta um para-choque dianteiro que destaca os faróis de neblina, rodas de liga-leve e retoques na parte traseira.
Pulando para o interior do veículo, o maior diferencial é o painel multimídia com tela touch flutuante de 6 polegadas localizada na parte de cima do console central. A versão mais cara oferece recursos como câmera de ré, compatibilidade com smartphones, comandos de voz e duas entradas USB para recargas rápidas.
Já na gama de motores, o 1.5 flex de três cilindros e 12 válvulas se destaca — também presente no novo Ford EcoSport. No Ka Sedan, ele entrega 136 cavalos de potência e 16,2 kgfm de torque. É um veículo muito prazeroso e confortável de dirigir.
Motor 1.0:
Motor 1.5:
A lista de carros mais econômicos teve o objetivo de mostrar o quanto economizar com as idas ao posto de combustível. No entanto, considere a possibilidade de fazer test drive e levantar gastos com componentes, revisões, manutenções e impostos para escolher um automóvel compatível com o seu gosto e orçamento. Assim, você fará uma compra consciente e segura.